A retenção de líquidos ou edema é um problema que afeta milhares de mulheres. Devido a alterações hormonais, o organismo não é capaz de remover os líquidos intersticiais, envolvidos no sistema linfático (associado ao sistema venoso) e, dessa forma manter o equilíbrio das pressões hidrostáticas do corpo.
Uma a cada três mulheres é atingida pelos edemas de membros inferiores, existindo uma série de patologias relacionadas como: flebites, linfedemas venosos primários, edemas pós-cirúrgicos, lipedema, entre outras.
O edema é a consequência do aumento nas forças, que tendem mover os fluidos do compartimento intravascular ou intersticial, ou seja, o acúmulo anormal de quantidades de líquidos intercelulares.
O aumento da pressão hidrostática, diminuição da pressão osmótica, obstrução da drenagem linfática e o aumento da permeabilidade dos vasos e capilares, são algumas causas de formação do edema.
No sistema linfático normal, o estado fisiológico das vias de drenagem é suficiente para evacuar o líquido trazido pela filtragem e a renovação de líquido intersticial é constante. Neste processo, as células do corpo retiram os elementos necessários para o metabolismo, a capacidade total linfática é superior às necessidades fisiológicas. Caso haja alguma interrupção ocorrerá o edema.
Quando o aporte de líquido filtrado se torna mais importante e o sistema de drenagem não aumenta, ocorre por esse motivo, um desequilíbrio entre a filtragem e a drenagem, o débito linfático cresce. Os tecidos enchem-se de líquidos, a pressão intracelular aumenta e a pele distende-se.
De acordo com Herpertz (2006) é possível esclarecer, fisiopatologicamente, qualquer tipo de edema de membro inferior, por meio de quatro fatores, sendo três destes relacionados à filtração elevada e um fator relacionado ao fluxo linfático reduzido.
Filtração elevada:
- Pressão elevada nos capilares sanguíneos.
- Força oncótica reduzida da proteína sanguínea.
- Permeabilidade dos capilares sanguíneos.
Fluxo linfático reduzido:
- Lesões no sistema linfático.
O surgimento do edema está diretamente ligado à circulação linfática ou, indiretamente, em consequência de uma patologia linfática específica. As causas do edema são simultâneas, podendo assim ser encontrado patologia mista, na qual se observa insuficiência venosa ligada à insuficiência do próprio sistema linfático.
Segundo Vogelfang (1995), a Sociedade Internacional de Linfologia (1985) classificou o edema em dois graus:
Grau I:
Observa-se depressão à compressão, importante ou redução total do edema com elevação do membro; pouca ou nenhuma fibrose.
Grau II:
Não se observa depressão á compressão; não há redução do edema com elevação do membro e a fibrose é de moderada a severa.
A gordura localizada, inchaço, pernas pesadas e cansadas são algumas das consequências da insuficiente drenagem linfática, se não for tratada, de forma eficaz.
Na Body Luxury Clinic vai encontrar as soluções mais avançadas, para o tratamento da retenção de líquidos, como a Endermologia médica LPG e a Pressoterapia.
Estes recursos terapêuticos e altamente eficazes, estimulam a melhoria da circulação sanguínea e linfática, adelgaçando a sua figura e melhorando o seu bem-estar. Desta forma, sentir-se-á mais bela e ao mesmo tempo mais saudável.
Encontre a solução ideal para os problemas inestéticos provocados pela retenção de líquidos. Marque já a sua
Consulta de Avaliação Gratuita.
A Body Luxury foi concebida para oferecer aos seus clinetes um conceito inovador de Saúde, beleza e bem estar.
Oferecemos uma vasta solução de tratamentos de ultima geração na estetica, para eliminar gordura localizada, combater a celulite e tratar a flacidez.
Realização de uma Avaliação Corporal Completa;
Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;
Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;
A Body Luxury foi concebida para oferecer aos seus clinetes um conceito inovador de Saúde, beleza e bem estar.
Oferecemos uma vasta solução de tratamentos de ultima geração na estetica, para eliminar gordura localizada, combater a celulite e tratar a flacidez.
Realização de uma Avaliação Corporal Completa;
Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;
Diagnóstico do Problema e Prescrição do Tratamento;